domingo, 4 de setembro de 2011

Ouvir com Empatia

Texto adaptado por Márcio e Regina do livro: As quatro estações do Casamento de Gary Chapman.

A habilidade de falar e a habilidade de ouvir, são dois dos dons mais profundos que Deus deu à humanidade. Os animais não se sentam em torno de uma fogueira para relembrar o que aconteceu há cinco anos ou discutir suas expectativas do futuro. Mas as pessoas fazem isso. A comunicação oral é o fundamento de toda a cultura humana. Essas habilidades para falar e ouvir permitem-nos passar idéias de uma mente para a outra.

Falar e ouvir - parece tão simples. Se é assim, então porque ao responderem em uma pesquisa à pergunta: "Por que seu casamento fracassou", 80% dos indivíduos divorciados disseram: "falta de comunicação"?.

A chave para melhorar a comunicação com o cônjuge está em desenvolver o poder de ouvir com empatia. Empatia significa entrar no mundo da outra pessoa ou ver o mundo pela perspectiva dela. O marido empático procura entender o que a esposa está experimentando - seus pensamentos, sentimentos e desejos e o mesmo acontece com uma esposa empática com relação ao marido.

Ouvir com empatia, encoraja outras pessoas a conversarem, pois elas sabem que serão ouvidas. Já ouvir de forma crítica é algo que tende a interromper o fluxo da comunicação.

Você se considera um bom ouvinte? ouvir também pode ser aprendido e aperfeiçoado, por isso observe algumas dicas para ouvir com empatia.

- Ouça com os olhos - Dê ao seu cônjuge total atenção, desligue a TV, guarde o livro e olhe para o seu ele(a). O contato visual expressa o quão importante é o que está sendo dito.
- Ouça com a boca - Mantenha a boca fechada enquanto a outra pessoa fala.
- Ouça com o pescoço - Balançar a cabeça indica que você está tentando entender o que o outro está dizendo.
- Ouça com atitude de compreensão - E não com atitude de julgamento, guarde seu julgamento sobre as idéias do seu cônjuge.
 - Aceite seu cônjuge - Mesmo que você não concorde com as idéias dele(a).
 - Compartilhe suas idéias - Somente quando tiver a certeza que seu cônjuge se sentiu compreendido.

Em uma conversa ou discussão, o maior ganho é a resolução do problema, por isso não procure vencer seu cônjuge, mas construir com ele alicerces de superação. Com o tempo, o casal verá que os problemas serão resolvidos de forma mais fácil e mais harmoniosa.

Pense Nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário