domingo, 10 de abril de 2011

A grande fachada

Retirado do livro - Meditações diárias para Casais (Dennis e Bárbara Rainey)

"O homem e sua mulher estavam nus, e não se envergonhavam" Gênesis 2:25

Nada é tão fácil como falar; nada é tão difícil como comunicar. A boa comunicação é um dom extremamente gratificante e sempre almejado em todos os tipos de relações, mas é especialmente essencial na família. Uma das exigências básicas para a boa comunicação  - Transparência - é sugerida na passagem acima.
Antes da queda, Adão e Eva eram o retrato da verdadeira transparência. Eles não somente estavam fisicamente descobertos, mas também não tinham nada a esconder emocionalmente. Porém depois da queda, "abriram-se os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueiras, e fizeram cintas para si" Gênesis 3:7
Este é o começo da grande fachada. Mutas pessoas continuam a usá-la com grande frequência atualmente. Elas consomem uma grande parcela de tempo e energia adquirndo fachadas e revestimentos para encobrir suas inseguranças e seus medos.
A transparência pode parecer muito ameaçadora, principalmente para os homens. Por exemplo, muitos homens acreditam que ser tão vulneráveis como derramar lágrimas é um sinal de fraqueza. Foram ensinados que os homens devem ser fortes, devem conter-se e ser invencíveis. Felizmente, este padrão está mudando nos últimos anos.
Paulo deu um exemplo de transparência quando escreveu aos coríntios: "Porque no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração vos escrevi com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida". (2 Coríntios 2:4).
Contrariamente, tornar-se aberto e baixar sua guarda diante dos outros também pode ser arriscado, Isso requer um alto nível de confiança e disposição de aceitar a outra pessoa, independentemente do que sua transparência revele. Mas as recompensas da transparência fazem valer a pena o risco. A verdadeira intimidade é usufruída somente por aqueles que estão dispostos a ser vistos como realmente são.
Pense nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário