terça-feira, 19 de abril de 2011

Seu modo de viver - Por Márcio e Regina Cunha


"Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver . Não vivam como ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus ; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês tem." Efésios 5:15-16

Eu tenho um filho de 10 anos e daqui a 4 meses fará aniversário; ainda tenho meio ano para aproveitar meu único filho com 10 anos, depois disso jamais o verei nessa idade.
Paulo em sua carta à igreja de Éfeso adverte aos irmãos para não desperdiçarem tempo. Já naquela época, ele sabia que o tempo é soberano perante a situação; como dizia o cantor cazuza em uma de suas composições "o tempo não pára".
O fato é que, ainda hoje, desperdiçamos muito o nosso tempo, seja dormindo, trabalhando, assistindo televisão, lendo ou fazendo qualquer outra coisa, devemos constantemente nos perguntar se estamos aproveitando bem o tempo que Deus nos dá.
Conheço casais que se distanciam a tal ponto de mal se conhecerem dentro de casa porque não sabem administrar o tempo e como consequência, não sobra tempo para estarem juntos; conheço também pessoas que esperam a aposentadoria para começarem a viver e quando ela chega, notam que já não podem aproveitar plenamente a vida devido às limitações da idade e do ritmo que levaram enquanto trabalhavam.
A hora de mudar é agora, a regra é o bom-senso. Deus sabia muito bem quando fez o dia com 24 horas, neste tempo temos plena condição de investirmos na carreira profissional; em nosso cônjuge; nos filhos; em nós mesmos; e ainda sobra tempo para uma boa noite de sono.

Reflita com sinceridade sobre as perguntas abaixo:

- O tempo dedicado ao cônjuge, em separado dos filhos, tem sido satisfatório?
- O tempo dedicado aos filhos tem sido suficiente?
- Os programas que você tem assistido na TV são edificantes?
- Você tem reservado um tempo para, em família, fazerem algo diferente, longe da televisão e do play-station?

Nenhum comentário:

Postar um comentário